fggg

Uma nas normas mais populares no mundo para sistemas de gestão ambiental acabou de ser revisada, com mudanças importantes visando sua adequação aos tempos atuais.

A ISO 14001:2015, norma que define os requisitos para um sistema de gestão ambiental, é uma das normas mais utilizadas no mundo e uma ferramenta fundamental de gestão para várias empresas. Com mais de 300.000 certificados emitidos globalmente a cada ano, a norma está no topo das prioridades de muitas empresas que dão a devida importância a seus impactos ambientais.

A nova versão acaba de ser publicada, para garantir que a norma permanece relevante para o mercado. A ISO 14001:2015 responde às mais recentes tendências, como o crescente reconhecimento pelas empresas da necessidade de levar em consideração influências externas e internas em seus impactos, incluindo mudanças climáticas.

Outras melhorias importantes desta nova revisão incluem:

  • Maior envolvimento da liderança (alta administração)
  • Melhor alinhamento do SGA com as definições estratégicas da empresa
  • Maior proteção ambiental com foco em iniciativas proativas
  • Comunicação mais efetiva, direcionada por uma estratégia de comunicação
  • Consideração da perspectiva do ciclo, abordando cada estágio de produtos ou serviços, do seu projeto ao fim de vida.

Neste momento em que a ISO 14001 se aproxima de 20 anos de existência, a Sra. Anne-Marie Warris, Chair do ISO/TC 207/SC1 (o comitê técnico que desenvolveu a norma e fez a atual revisão) está confiante de que esta nova versão permanecerá relevante por mais 20 anos:

“A ISO 14001 atendeu a várias expectativas que havíamos previsto nos últimos 20 anos, incluindo seu auxílio para que as pessoas gerenciem suas questões ambientais de maneira holística.

Olhando para frente, a nova versão ajudará com uma integração mais forte entre as questões ambientais e o planejamento e pensamento estratégicos das empresas. Ainda, eu vejo a perspectiva do ciclo de vida e as questões de supply chain incorporadas à ISO 14001 se tornando cada vez mais relevantes no futuro”.

Kevin McKinley, ISO Acting Secretary-General afirma que a nova ISO 14001 reflete as variadas mudanças na tecnologia e no que os stakeholders esperam das empresas.

“É também uma vantagem competitiva. A ISO 14001 é uma ferramenta que as empresas podem usar para buscar um diferencial competitivo, e em muitos casos também fornecendo vantagens financeiras e contribuindo para que as empresas atinjam melhorias em seu desempenho”.

A revisão de 2015 é resultado do trabalho feito por 121 especialistas do comitê técnico ISO/TC 207/SC 1 para desempenho ambiental, que foi liderado pelo BSI (Organismo normalizador Britânico e membro da ISO), representando várias partes interessadas de 88 países.

A ISO 14001:2015 está disponível para compra na ISO Store.

A partir de agora os cursos abertos e in company e as metodologias da HGB são baseados na nova ISO 14001:2015. Aprenda com quem sabe e não perca a oportunidade de sair na frente e participar da vanguarda junto com a HGB! Faça a transição de seu sistema de gestão ambiental com quem participa da revisão das normas ISO!!!!

Para maiores informações contate a HGB ou acesse www.hgb.com.br

 

by Clare Naden on 15 September 2015. Tradução livre: Marcello Couto, HGB Consultoria, em 15 de setembro de 2015