Notícia quente! Acaba de sair do forno uma ISO/PAS da série 45000 (Segurança e Saúde Ocupacional) fornecendo diretrizes (ou seja, fornece boas práticas, não se destina a certificação) para um trabalho seguro durante a pandemia do COVID 19.

Em breve retorno aqui com novidades sobre workshops e treinamentos que estamos desenvolvendo sobre esta nova ISO/PAS.

Uma especificação publicamente disponível ou PAS (Publicly Available Specification) é um documento normativo que se assemelha em muito a uma norma formal em estrutura e formato, mas que tem um modelo de desenvolvimento diferente, menos burocrático e mais ágil. O objetivo de uma especificação disponível publicamente é acelerar a normatização. As PASs são frequentemente produzidas em resposta a uma necessidade urgente do mercado. Importante notar que toda PAS deve ser revisada após 3 anos com vistas a sua reconfirmação, cancelamento ou transformação em Norma ISO. Ou seja, não é um documento definitivo. Se reconfirmado, tem mais 3 anos de vida. Após 6 anos de sua publicação original este documento deve ser transformado em Norma Internacional ou cancelado. 

Traduzi (tradução livre) e passo abaixo o texto publicado originalmente no site da ISO com a notícia de lançamento da norma (fonte: https://www.iso.org/news/ref2603.html):

“A pandemia COVID-19 virou o mundo do trabalho de cabeça para baixo e os empregadores enfrentam desafios nunca vistos antes. Reconhecendo a necessidade de orientação abrangente, mas genérica, sobre a proteção dos colaboradores, enquanto continuavam a funcionar efetivamente, os especialistas em segurança e saúde ocupacional da ISO (SSO) trabalharam rapidamente, entregando esta diretriz em tempo recorde.

Enquanto uma Norma Internacional ISO leva em média três anos para ser desenvolvida, a recém-publicada ISO/PAS 45005,Gestão de Segurança e Saúde  ocupacional– Diretrizes gerais para o trabalho seguro durante a pandemia COVID-19 – foi desenvolvida em apenas três meses em resposta à urgência da situação e à necessidade de tais informações de imediato.

A ISO/PAS 45005 reúne as melhores práticas internacionais sobre como gerenciar a segurança e saúde dos funcionários e stakeholders durante a pandemia COVID-19 e tem como objetivo complementar quaisquer diretrizes e regulamentos nacionais existentes.

Especialistas de 26 países trabalharam incansavelmente para produzir as diretrizes sob a forma de uma especificação pública disponível (PAS), que foi aprovada pelos 80 países membros do comitê técnico da ISO para gestão de segurança e saúde ocupacional. Esse formato permite que o documento seja então atualizado em sua forma atual ou seja desenvolvido em uma norma oficial, dependendo do curso futuro da pandemia e do surgimento de novas informações.

Sally Swingewood, gerente do comitê que desenvolveu o documento, disse que o mesmo fornece recomendações práticas sobre o gerenciamento de quaisquer riscos decorrentes do COVID-19 e é aplicável independentemente da localização ou status de uma organização.

“Reconhecemos que nem toda empresa tem recursos humanos dedicados ou uma área/processo de SSO”, disse ela.

“Portanto, a orientação é prática e apropriada seja qual for o seu tamanho, e independentemente da abordagem tomada para gerenciar a pandemia em sua realidade particular.”

A ISO/PAS 45005 foi desenvolvida pelo comitê técnico  ISO/TC 283, Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.”

Sobre o autor deste artigo:

Marcello G. Couto, M.Sc.

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense.

Auditor, Consultor e Instrutor da HGB Consultoria.

Avaliador de acreditação de Organismos de certificação (Brasil, EUA, Austrália/Nova Zelândia)

20 anos de experiência em auditorias e sistemas de gestão

Coautor do livro “Sistemas de Gestão Integrados” – https://www.facebook.com/Sistemas-de-Gestão-Integrados-ISO-9001-ISO-14001-ISO-45001-O-Livro-343306256394308/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marcello-couto-95555710/

Instagram: https://www.instagram.com/profmarcello_couto/